O MINIMALISMO NA MINHA VIDA


Hoje em dia quando se fala em minimalismo, muitas pessoas associam logo as coisinhas brancas,  a pouca quantidade, mas será que você realmente sabe o que é o minimalismo ? 

A Palavra MINIMALISMO, se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e  científicos, que percorreram diversos momentos do seculo XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.  Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no Design, na música e na própria tecnologia....  (wikipedia)



O MINIMALISMO NA MINHA VIDA 
"Desapegue do que  não te faz feliz  e viva melhor com o suficiente"

O minimalismo como estilo de vida, é o principio de reduzir  o consumo excessivo. Você já parou pra se perguntar ou simplesmente observar tudo o que você compra, e quantas coisas as vezes não eram necessárias no momento?  

Quando eu comecei a reduzir meus consumos, eu nem se quer sabia do que se tratava o minimalismo, simplesmente cheguei a conclusão de que eu conseguia gastar todo meu salário em uma única ida ao centro da minha cidade, mas no final do mês eu percebia que praticamente metade do que eu comprava era extremamente desnecessário. 

Acredito que pra mim, o consumismo excessivo, era uma forma de "curar" meus desejos anteriores, vim de família humilde, em que eu nunca tinha as coisinhas da moda, quando todas as minhas amigas tinham, presentes eram dados apenas no dia do aniversário, e como eu sou de outubro, cresci recebendo um único presente, válido para dia das crianças e aniversário. 

Quando finalmente conseguir fugir um pouco mais dessa realidade, trabalhava, tinha meu dinheiro, meus pais não precisavam de tanta ajuda, então eu podia gastar, e gastava!  Comprava mesmo, com o único pretexto,  EU AGORA POSSO! 
Mas no final era sempre a mesma coisa, acabava faltando dinheiro pra algo NECESSÁRIO,  porque eu já tinha gasto tudo com COISAS DESNECESSÁRIAS. 


MUDANDO DE VIDA 

Foi então quando eu passei a reduzir, vim ler e saber sobre o minimalismo bem depois. (esse assunto é muito amplo e vou falar sempre em vários aspectos, por esse motivo, terá vários conteúdos nessa categoria). 

Meu primeiro passo  foi reduzir os gastos, e me desafiar a terminar o mês com algo do meu salário. 
Parei de comprar exageradamente, e a sair só com o dinheiro que eu poderia gastar.  Parei de comprar várias coisas iguais, ou parecidas, ( produtos de makes é um exemplo) e desde então espero algo acabar completamente para comprar outro novo. 

Depois precisei reduzir as coisas que eu já tinha, (quando vim morar com meu namorado, sabia que não teria o mesmo espaço de antes, então me desapeguei de muitas coisas que eu não usava ou precisava, e só trouxe comigo o necessário). 


Hoje, é assim que vivo, comprando o necessário, pesquisando valores, evitando exageros e sendo menos consumista. Meu guarda-roupas é bem resumidos, opto por peças coringas e cores neutras, que me permita várias composições diferentes. 
Meus sapatos e bolsas também são sempre em tons neutros (pretos ou brancos) pelo mesmo motivo das peças de roupas. ( em breve mostrarei mais detalhadamente pra vocês aqui no blog).
Então fiquem ligadinhos aqui, e aguardem os próximos capítulos dessa vida, e não esqueçam, que as vezes... Menos é Mais! 

Postagens mais visitadas